quinta-feira, 20 de agosto de 2009

OS DEZ CREDOS DA UMBANDA

CREMOS:
1. Na existência de um Deus, Único, Onipotente e Onisciente, criador de todas as coisas, irrepresentável sob qualquer forma e adorado sob o nome de ZAMBI;
2. Em Entidades Espirituais, em plano superior de evolução, que não necessitam de novas reencarnações, responsáveis pela organização dos mundos e dos seres que neles habitam. São os Orixás, Santos, Chefes de Linhas e Falanges, executores diretos da Vontade Divina. Entre eles, Oxalá, o Cristo Planetário da Terra e, como tal, primeiro na hierarquia deste planeta;
3. Em Guias Espirituais e Protetores, Sábios, poderosos e bondosos, porém necessitados ainda de reencarnações para seu aperfeiçoamento. São mensageiros dos Orixás e Santos;
4. Em Seres da Natureza e suas energias cósmicas que, manipulados com sabedoria e bondade, sob a forma de magia, auxiliam a peregrinação do homem;
5. Na imortalidade do espírito, sobrevivendo á morte física, a caminho da evolução;
6. Na reencarnação, possibilitando o aprendizado e aprimoramento do Espírito;
7. Na Lei do Carma, instituindo que cada ação gera uma reação;
8. Na necessidade do ritual como elemento mágico e disciplinador;
9. Na prática da mediunidade, sob as mais variadas modalidades, com o objetivo de caridade material e espiritual;
10. NO RESPEITO ÁS DEMAIS RELIGIÕES, porque todas constituem caminhos de progresso espiritual que conduzem a DEUS.
CREMOS:
1. Na existência de um Deus, Único, Onipotente e Onisciente, criador de todas as coisas, irrepresentável sob qualquer forma e adorado sob o nome de ZAMBI;
2. Em Entidades Espirituais, em plano superior de evolução, que não necessitam de novas reencarnações, responsáveis pela organização dos mundos e dos seres que neles habitam. São os Orixás, Santos, Chefes de Linhas e Falanges, executores diretos da Vontade Divina. Entre eles, Oxalá, o Cristo Planetário da Terra e, como tal, primeiro na hierarquia deste planeta;
3. Em Guias Espirituais e Protetores, Sábios, poderosos e bondosos, porém necessitados ainda de reencarnações para seu aperfeiçoamento. São mensageiros dos Orixás e Santos;
4. Em Seres da Natureza e suas energias cósmicas que, manipulados com sabedoria e bondade, sob a forma de magia, auxiliam a peregrinação do homem;
5. Na imortalidade do espírito, sobrevivendo á morte física, a caminho da evolução;
6. Na reencarnação, possibilitando o aprendizado e aprimoramento do Espírito;
7. Na Lei do Carma, instituindo que cada ação gera uma reação;
8. Na necessidade do ritual como elemento mágico e disciplinador;
9. Na prática da mediunidade, sob as mais variadas modalidades, com o objetivo de caridade material e espiritual;
10. NO RESPEITO ÁS DEMAIS RELIGIÕES, porque todas constituem caminhos de progresso espiritual que conduzem a DEUS.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Preto Velho senta no tronco, faz o sinal da cruz
Vou pedir licença à Zambi para os filhos de Jesus (bis)
Lá na Banda dos Pretos Velhos, onde os filhos são de fé
Se não fosse o Preto Velho eu não podia trabalhar. (bis)
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Fui fazer minha cabeça, fui buscar meu patuá
Lá no sertão da Bahia no terreiro de Oxalá
Eu sou filho de Umbanda, batizado em riachão
Onde fiz minha cabeça, na Tenda de Pai João.
Pego a pemba, ponho a guia, bato a cabeça no chão
Firmo um ponto de Umbanda, prá implorar proteção (bis)
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O Preto Velho quando estava na senzala,
Usava sua bengala “ prá modi “ se levantar
O Preto Velho agora fica sentado
Com a cruz sempre ao seu lado para os filhos ajudar
E na aruanda e na aruanda o Preto Velho continua a rezar (bis).
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Preta Velha tem sete saia na última saia tem mironga
Vovó veio de Angola prá saudar filhos de Umbanda (bis)
Com seu patuá e a figa de guiné
Vovó veio de Angola prá saudar filhos de fé (bis).
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É preto, é preto , o Cambinda
Todo mundo é preto, o Cambinda
Na terra dos pretos, o Cambinda
O Pai Tomás é preto, o Cambinda.
Pai Joaquim quando vem de Angola
De Angola batendo tambor (bis)
Bate tambor lá na Angola, bate tambor (bis)
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Mas que negra faceira, que eu vejo no terreiro (bis)
Tem saia rodada, tem brinco de argola e colar de contas (bis)
Mas que negra faceira, que negra faceira
É Rita Benedita rainha do cativeiro.(bis)
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Chamei a vovó Conga
Veio a vovó Maria (bis)
Sua terra é muito longe
Sua mironga é na Bahia.
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Saravá Preto Velho agora
O saravá ele vem de Angola (bis)
Pai Joaquim que chegou neste gongá
Firma ponto no terreiro
Ele vem descarregar (bis).
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Batucou no terreiro
Batucou no sertão
Batucou na senzala
O saravá, Pai Serapirião.
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A meia noite, fui fazer uma obrigação
No portão do Cemitério, era para o Pai João.
Eu nunca vi um santo fazer macumba
Encontrei o Pai João em cima de uma catatumba (bis).
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Eu rezei um Pai Nosso
No Rosario de Maria
Quando aqui na terra e noite
La no ceu parece dia
Mas eram as Almas
Mas eram as Almas
Mas eram as Almas no Rosario de Maria
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Lá vem mamãe Maria do Gantoá
Ela é Preta Velha baiana
E vem na Umbanda para trabalhar.
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ALMAS
Abra a porta do céu São Pedro
E deixa as almas trabalharem (bis)
Ó Virgem Imaculada Nossa Senhora da Conceição (bis)
Está chovendo fé, onde nasceu Jesus (bis)
Ó Virgem Imaculada Nossa Senhora da Conceição (bis)
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Eu estava dormindo na porteira do gongá (bis)
Quem tem inimigo não dorme, acorda prá trabalhar (bis)
Ó meu Pai Miguel, do meu gangirá
Quem tem inimigo não dorme, acorda prá trabalhar.
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Minhas almas santas benditas auê,
Me abre a porta da céu ai, ai.
Ó minhas almas de aruanda auê
Só vocês podem me valer
O segura o touro minhas almas, amarra no moiro (bis).
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Lá no cruzeiro das almas, onde os Pretos Velhos vão rezar (bis)
As almas choram de alegria quando os filhos se combinam
Também choram de tristeza quando não quer combinar (bis)
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As almas dá, as almas dá
As almas dá para quem sabe aproveitar
Eu pedi as santas Almas que viessem me valer
Eu pedi as santas Almas que viessem me ajudar.
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Quem caminha com as almas, caminha devagarinho (bis)
É devagar, é devagarinho
Quem caminha com as almas não se perde no caminho (bis)
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Preto Velho passou na ponte
A ponte tremeu
E debaixo da ponte
As Almas gemeu
Velho passou na ponte
A ponte tremeu
E debaixo da ponte
As almas gemeu
O me valhei-me as Almas
As Almas de Sao Cipriano
O me valhei-me as Almas
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Eu andava perambulando
Sem ter nada pra comer
Foi pedir as Santa Almas Para vir me socorrer
Eu andava perambulando
Sem ter nada pra comer Foi pedir as Santa Almas
Para vir me socorrer
Foram as Almas que me ajudou
Foram as Almas que me ajudou
Meu Divino Espirito Santo
Viva Deus Nosso Senhor
Foram as Almas que me ajudou
Foram as Almas que me ajudou
Meu Divino Espirito Santo
Viva Deus Nosso Senhor
______________________________________
Valei-me meu Sao Jorge, orei.
Pegai a vossa espada vem nos defender
Valei-me, meu pai
Maior do que DEUS nao ha
Valei-me, meu pai
Maior do que DEUS nao ha
__________________________________
Eu rezei um Pai Nosso
No Rosario de Maria
Quando aqui na terra e noite
La no ceu parece dia
Mas eram as Almas
Mas eram as Almas
Mas eram as Almas no Rosario de Maria
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PONTO DE SUBIDA
Ele vai embora, porque Zambi mandou chamar
Vai para sua aldeia pedir forças pra Iemanjá
Pai Tomás já vai embora preparar suas mirongas
Pra ajudar filhos de Umbanda.
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Ogam bate forte o atabaque (bis)
O batuque da África faz seu coração se alegrar
Rita Benedita vai ao ló até a Umbanda chamar.
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Preto Velho tem tanta cangira
Que Oxosse das matas mandou lhe chamar (bis)
Quero ver negro correr
Quero ver dona Sinhá (bis)
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Lá vai Preto Velho subindo pro céu (bis)
Coberto de glória, coberto de véu (bis)
O devagar, devagarinho ele já vai ao ló (bis)
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Vamo simbora mizi fio, vamo simbora.
Vamo simbora que Zambi mandou chamar
A sua terra mizi fio é muito longe
É muito longe, mas Jesus passou por lá.
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Preto Velho vai embora
Preto Velho vai orar
Debaixo de uma mangueira
Preto Velho vai descansar.
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Preto Velho vai embora
Seus filhos de fé choram
Aruanda está chamando
Preto Velho não demora.

cruzar terreiro

Nem todo preto que tem cachimbo
Nem todo preto que é pembeiro
Nem todo o preto que sabe o jogo
Prá encruzar este terreiro.

ponto de pai Tomas

O Pai Tomás é pequenino
Corre gira devagar
O Pai Tomás é pequenino
Anda bem devagarinho
Tira toco do caminho
Prá filho de fé passar.

ponto de pai Tomas

PONTO DE PRETO VELHO
Jesus foi quem mandou, nesta banda guerrear
Saravá filhos de pemba Preto Velho vai chegar
Ele é Pai Tomás de Angola, devoto de Iemanjá
Trabalha com galhos verde pra mandinga quebrar
Pai Tomás veio de angola pra ajudar filhos de fé
Firma a cabeça meu filho pra continuar de pé.

pretos velhos

Quando se fala em preto-velho, estamos falando de uma grande linha, ou seja, uma grande faixa vibratória onde espíritos afins se "encaixam" para cumprirem sua missão. Esses espíritos foram ex-escravos e negros africanos que não chegaram a ser escravos. Constam também dessa linha espíritos que não foram escravos nem negros africanos, mais que por afinidade escolheram a Umbanda para cumprirem sua missão.
O termo "Velho", "Vovô" e "Vovó" é para sinalizar sua experiência, pois quando pensamos em alguém mais velho, como um vovô ou uma vovó subentendemos que essa pessoa já tenha vivido muito mais tempo. Adquirindo assim mais coisas para contar e passar, principalmente essa mesma pessoa já viveu o suficiente para ter aprendido a ter paciência, compreensão, menos ansiedade para a vida. É baseado nesses fatores que as pessoas mais velhas aconselham.
No mundo espiritual é bastante semelhante. A grande característica dessa linha é o conselho. É devido a esse fator que carinhosamente dissemos que são os "Psicólogos da Umbanda". Suas vestimentas e apetrechos são bem simples, não necessitam de muitos artifícios para trabalhar, necessitam apenas contar com a atenção e a concentração do seu médium durante a consulta. Usam cachimbo, lenços, toalhas e as vezes fumo de rolo e cigarro de palha.
Sua forma de incorporação é compacta, sem dançar ou pular muito. A vibração começa com um "peso" nas costas e uma inclinação de tronco para frente, e os pés fixados no chão. Se locomovem apenas quando incorporam para as saudações necessárias (atabaque, gongá e Babá) e depois sentam e praticam sua caridade. Podemos encontrar alguns que se mantém em pé. É possível ver Preto-Velhos dançando, mais esse dançando é sutíl, apenas com movimentos dos ombros ou quando sentados, com as pernas.Essa simplicidade se expande, tanto na sua maneira de ser e de falar. Usam vocabulário simples, sem palavras rebuscadas. Sua maneira carregada de falar é para dar idéia de antiguidade.
Além disso os Preto-Velhos nos ajudam a enxergar que a prática da caridade, é vital para nossa evolução espiritual. A linha é um todo, com suas características gerais, ditas acima, mais como cada médium possui uma coroa diferente, isso determina as diferenças entre os Preto-Velhos. Essas diferenças ocorrem porque Preto-velhos são trabalhadores de orixás e trazem para sua forma de trabalho a essência daquela força da natureza para quem eles trabalham.
Essas diferenças são primeiramente evidenciadas na maneira de incorporação.Não é só na forma física que devemos observar as diferenças, mais também a maneira de trabalhar e a especialidade dele.
Para exemplificar, separaremos abaixo por Orixás:
PRETO-VELHOS DE OGUM
São mais rápidos na sua forma incorporativa e sem muita paciência com o médium e as vezes com outras pessoas que estão cambonando e até consulentes. São diretos na sua maneira de falar, não enfeitam muito suas mensagens, as vezes parece que estão brigando, para dar mesmo o efeito de "choque", mais são no fundo extremamente bondosos tanto para com seu médium e para as outras pessoas. São especialistas em consultas encorajadoras, ou seja, mera dose de coragem e segurança para aqueles indecisos e "medrosos". É fácil pensar nessa característica pois Ogum é um Orixá considerado corajoso.
PRETO-VELHOS DE OXUM
São mais lentos na forma de incorporar e até falar. Passam para o médium uma serenidade inconfundível. Não são tão diretos para falar, enfeitam o máximo a conversa para que uma verdade dolorosa possa ser escutada de forma mais amena, pois a finalidade não é "chocar" e sim, fazer com que a pessoa reflita sobre o assunto que está sendo falado. São especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta de um Preto-velho de Oxum sem um minuto que seja de pensamento interior. As vezes é comum sair até mais confuso do que quando entrou, mais é necessário para a evolução daquela pessoa.
PRETO-VELHOS DE XANGÔ
São raros de ver, contudo devemos também conhece-los.
Sua incorporação é rápida como as de Ogum. Assim como os caboclos de Xangô, trabalham para causas de prosperidade sólida, bens como casa própria, processo na justiça e realizações profissionais. Passam seriedade em cada palavra dita. Cobram bastante de seus médiuns e consulentes.
PRETO-VELHOS DE INHASÃ
São rápidos na sua forma de incorporar e falar. Assim como os de Ogum, não possuem também muita paciência para com as pessoas. Essa rapidez é facilmente entendida, pela força da natureza que os rege, e é essa mesma força lhes permite uma grande variedade de assuntos com os quais ele trata, devido a diversidade que existe dentro desse único Orixá. Esses Preto-velhos retribuem ao médium principalmente a defesa, são rápidos na ajuda. Se cobram a honestidade do seu médium no momento da consulta, não admitem que desconfiem dele (médium). Mesmo assim eles também possuem uma especialidade. Geralmente suas consultas são de impacto, trazendo mudança rápida de pensamento para a pessoa. São especialistas também em ensinar diretrizes para alcançar objetivos, seja pessoal, profissional ou até espiritual. Entretanto, é bom lembrar que sua maior função é o descarrego. É limpar o ambiente, o consulente e demais médiuns do terreiro, de eguns ou espíritos de parentes e amigos que já se foram, e que ainda não se conformaram com a partida permanecendo muito próximos dessas pessoas.
PRETO-VELHOS DE OXOSSI
São os mais brincalhões, suas incorporações são alegres e um pouco rápidas. Esses Preto-velhos geralmente falam com várias pessoas ao mesmo tempo. Possuem uma especialidade: A de receitar remédios naturais, para o corpo e a alma, assim como emplastos, banhos e compressas, defumadores, chás, etc... São verdadeiros químicos em seus tocos. - Afinal não podiam ser diferentes, pois são alunos do maior "químico" - Oxossi.
PRETO-VELHOS DE NANÃ
São raros, assim como os filhos desse Orixá.
Sua maneira de incorporação é de forma mais envelhecida ainda. Lenta e muito pesada. Enfatizando ainda mais a idade avançada. Falam rígido, com seriedade profunda. Não brincam nas suas consultas e prezam sempre o respeito, tanto do médium quanto do consulente, e pessoas a volta como: cambonos e pessoas do terreiro em geral e principalmente do pai ou da mãe de santo.
Cobram muito do seu médium, não admitem roupas curtas ou transparentes, mesmo para médiuns homens. Seu julgamento é severo. Não admite injustiça com seu médium. Costumam se afastar dos médiuns que consideram de "moral fraca". Mais prezam demais a gratidão, de uma forma geral. Podem optar por ficar numa casa, se seu médium quiser sair, se julgar que a casa é boa, digna e honrada. É difícil a relação com esses guias, principalmente quanto há discordância, ou seja, não são muito abertos a negociação no momento da consulta.
São especialistas em conselhos que formem moral, e entendimento do nosso carma, pois isso sem dúvida é a sua função. Atuam também como os de Inhasã e Omulú, conduzindo Eguns.
PRETO-VELHOS DE OBALUAÊ
São simples em sua forma de incorporar e falar. Exigem muito de seus médiuns, tanto na postura quanto na moral. Defendem quem é certo ou quem está certo, independente de quem seja, mesmo que para isso ganhem a antipatia dos outros. Agarram-se a seus "filhos" com total dedicação e carinho, não deixando no entanto de cobrar e corrigir também. Pois entendem que a correção é uma forma de amar. Devido a elevação e a antiguidade do Orixá para o qual eles trabalham, acabam transformando suas consultas em conselhos totalmente diferenciados dos demais Preto-velhos. Ou seja, se adaptam a qualquer assunto e falam deles exatamente com a precisão do momento. Como trabalha para Obaluaê, e este é o "dono das almas", esses Preto-velhos são geralmente chefes de linha e assim explica-se a facilidade para trabalhar para vários assuntos. Sua "visão" é de longo alcance para diversos assuntos, tornando-os capazes de traçar projetos distantes e longos para seus consulentes. Tanto pessoal como profissional e até espiritual. Assim exigem também fiel cumprimento de suas normas, para que seus projetos não saiam errado, para tanto, os filhos que os seguem, devem fazer passo a passo de tudo que lhe for pedido, apenas confiando nesses Preto-velhos. Quando o filho não faz isso, costumam tirar o que já lhe deu, para que o mesmo repense a importância desse Preto-velho em sua vida.
Gostam de contar histórias para enriquecer de conhecimento o médium e as pessoas a volta.
Não trabalham para saúde (essa função é do Erê de Obaluaê). Salvo se essa doença for proveniente de "trabalhos feitos - macumba".
PRETO-VELHOS DE YEMANJÁ
São belos em suas incorporações, contudo mantendo uma enorme simplicidade. Sua fala é doce e meiga. Possuem a paciência das mães e a compreensão também. Cobram pouco de seus médiuns, apenas que eles cumpram a caridade sempre por amor nunca por obrigação. Sua especialidade maior é sem dúvida os conselhos sobre laços espirituais e familiares. Gostam também de trabalhar para fertilidade de um modo geral, e especialmente para as pessoas que desejam engravidar. Utilizando o movimento das ondas do mar, são excelentes para descarregos e passes. Cobram dos seus médiuns que lutem para ter um casamento feliz e sólido, pois para eles só assim poderão ajudar a outras pessoas nesse sentido, já que seu médium já vive essa realidade.
PRETO-VELHOS DE OXALÁ
São bastante lentos na forma de incorporare tornam-se belos principalmente pela simplicidade contida em seus gestos. Raramente dão consulta, sua maior especialidade é o passe de energização. Cobram também bastante de seus médiuns, principalmente no que diz respeito a prática de caridade, assiduidade no terreiro e vaidade.