quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quando falamos em Preto Velho, nos vem à mente quatro palavras básicas: calma, sabedoria, humildade e caridade.
Voltando no tempo, durante o período colonial brasileiro, as grandes potencias européias da época subjugaram e escravizaram negros vindos de diversas nações africanas, transformando-os em mercadorias, seres sem alma, apenas objetos de venda de trabalho.
Nesse mercado, os traficantes negreiros costumavam se utilizar de maneiras diversas para conseguir arrebanhar sua “mercadoria”: chegavam surpreendendo a todos na tribo, separavam, é claro, sempre os mais jovens e fortes. Costumavam buscar os negros nas regiões Oeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul da África. Trocavam por outras mercadorias, como espelhos, facas e bebidas, os que eram cativos oriundos de tribos vencidas em guerra e trazendo como escravos os que eram vencidos.
No Brasil, em principio os escravonegros chegaram pelo Nordeste; mais tarde, também pelo Rio de Janeiro. Os primeiros a chegarem foram os Bantos, Cabindos, Sudaneses, Iorubas, Minas e Malés.
Para a África, o trafico negreiro custou caro: em quatro séculos foram escravizados e mortos cerca de 75 MILHÕES de pessoas, basicamente a parte mais selecionada da população.
Esses negros, que foram brutalmente arrancados de sua terra, separados de suas famílias, passando por terríveis privações, trabalharam quase que ininterruptamente nas grandes fazendas de açúcar da colônia. O trabalho era tão árduo, que um negro escravo no Brasil não chegava a durar dez anos.
Em troca de tanto esforço, nada recebiam, a não serem trapos para se vestir e pão para comer, quando não eram terrivelmente açoitados nos troncos pelas tentativas de fuga e insubordinação aos senhores. Muitas vezes, reagiam a tudo suicidando-se, evitando a reprodução, matando feitores, capitães-do-mato e senhores de engenho.
O que restava ao negro africano escravo no Brasil era sua fé, e era em seus cultos que ela resistia, como um ritual de liberdade, protesto a reação contra a opressão do branco. As danças e cânticos eram a única forma que tinham para extravasar e aliviar a dor da escravidão.
Mas, apesar de toda a revolta, havia também os que se adaptavam mais facilmente à nova situação. Esses recebiam tratamento diferenciado e exerciam tarefas como reprodutores, caldeireiros ou carpinteiros. Também trabalhavam na Casa Grande, eram os chamados “escravosdomésticos”. Outros, ainda, conquistavam a alforria através de seus senhores ou das leis (Sexagenário, Ventre Livre e Lei Áurea). Com isso, foram pouco a pouco conseguindo envelhecer e constituir seu culto aos Orixás e antepassados, tornando-se referencia para mais jovens, ensinando-lhes os costumes da Mãe África. Assim, através do sincretismo, conseguiram preservar sua cultura e religião.
ATUAÇÃO DOS PRETOS VELHOS
Esses são os Pretos Velhos da Umbanda, que em suas giras nos terreiros representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referencia para aqueles que os procuram, curando, ensinando e educando, aos encarnados e desencarnados necessitados de luz e de um caminho a trilhar.
Um Preto Velho representa a humildade, jamais demonstrando qualquer tipo de sentimento de vingança contra as atrocidades e humilhações sofridas no passado. Pretos Velhos ajudam a todos, independente de cor, sexo ou religião.
Em sua totalidade, não se pode afirmar que as entidades que se apresentam nas giras são os mesmos Pretos Velhos escravos. Muitos passaram por ciclos reencarnatórios e podem ter sido em suas vidas anteriores médicos ou filósofos, ricos ou pobres, e, para cumprir sua missão espiritual e ajudar aos necessitados, escolheram incorporar a forma de Pretos Velhos. Outros, nem negros foram, mas também escolheram essa forma de apresentação.(grifo nosso)
Muitos podem estar perguntando: “Mas então os Pretos Velhos não Pretos Velhos?”. A explicação é simples: todo espírito que já alcançou determinado grau de evolução tem a capacidade de descer sob qualquer forma passada, pois é energia pura, a forma é apenas uma conseqüência da missão que vem cumprir na Terra. Podem também, em locais diferentes, se apresentarem como médicos, Caboclos ou até Exu, depende do trabalho a que vêm realizar. Em alguns casos, se tiverem autorização, eles mesmos nos dizem quem são.
MENSAGENS DE PRETO VELHO
A principal cararacterística de um Preto Velho é a de conselheiro; para alguns, são como psicólogos, amigos e confidentes, para outros, são os que lutam contra o mal com suas mirongas, banhos de ervas, pontos riscados, sempre protegidos pelos Exus de Lei.
A figura de um Preto Velho representa a paciência e a calma que todos sempre devemos ter para evoluir espiritualmente, essa é a sua principal mensagem.
Certas pessoa costumam procurar um Preto Velho apenas para resolver problemas materiais, usando os trabalhos na Umbanda para beneficio próprio, esquecendo de ajudar ao próximo. Quanto a isso, esses maravilhosos Espíritos de Luz deixam sempre uma importante lição, a de que essas pessoas, preocupadas apenas consigo próprias, são escravas do próprio egoísmo, mas sempre procuram ajudá-las brincando de “pedir obrigações”. Mas em meio a essas pessoas, sempre haverá os que podem ser aproveitados, que em pouco tempo vestirão suas roupas brancas, descalçarão seus pés e farão parte dos trabalhos de caridade do terreiro. Essa é a sabedoria do Preto Velho, saber lapidar o que há de bom em cada um de nós.
Pretos Velhos levam a força de Zambi a todos que buscam aprender a encontrar sua fé, sem julgar ou colocar pecado em ninguém, mostrando que somente o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo, poderá mudar sua vida e seu processo de ciclos reencarnatórios, aliviando os sofrimentos cármicos e elevando o espírito. Assim fortalecem a todos espiritualmente, aliviando o peso do fardo de cada um, e cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente, de acordo com a forma de encarar os acontecimentos de sua vida: “Cada um colhe o que plantou. Se plantares vento, colherás tempestade. Mas, se entender que lutando poderá transformar seu sofrimento em alegria, verá que deve tomar consciência de seu passado, aprendendo com os erros, galgando o crescimento e a felicidade futura. Nunca seja egoísta, sempre passe aos outros aquilo que aprende. Tudo que receber de graça, deverá dar também de graça. Só na fé, no amor e na caridade, poderá encontrar seu caminho interior, a luz e Deus” (Pai Cipriano)
APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE
O termo “Velho, Vovô e Vovó, são usados para mostrar sua experiência, pois, quando pensamos em alguém mais velho, entendemos que este já viveu muito mais tempo do que nós, com coisas para nos passar e historias para nos contar através de sua longa experiência. No mundo espiritual isso é bastante parecido, e a característica da entidade Preto Velho é sempre o conselho.
Suas vestes são bem simples e não necessitam de muitos apetrechos para trabalhar, apenas da concentração e atenção de seu médium durante a consulta. Costumam usar cachimbo, lenços, toalhas e algumas vezes fumo de corda ou cigarro de palha.
Sua incorporação não necessita de dançar ou pular muito. A vibração começa com um “peso” nas costas, fazendo com que o médium incline o corpo para frente, sempre com os pés bem fixos no chão. Andam apenas para as saudações ao Atabaque, Conga e Babalorixá. Atendem sentados praticando sua caridade. Raras às vezes alguns mantêm-se em pé.
Sua simplicidade se manifesta em sua maneira de ser e de falar, sempre usando um vocabulário simples. A maneira carregada com que falam é para mostrar que são bastante antigos.
A Linha de Preto Velho possui suas características gerais, mas cada médium tem uma coroa diferente, determinando as diferenças entre osPretos Velhos.
As diferenças ocorrem porque cada Preto Velho trabalha em nome de um Orixá, utilizando a essência de cada força da natureza em sua atividade. Essas diferenças são facilmente percebidas na forma de incorporação.

visitem tambem

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O que corresponde ao seu orixá


Saudações, cores e os dias da semana para cada orixá

Exu, encruzilhada da transformação
Exú representa as transformações e proximidades de deus com o ser humano
Exú – Mensageiro dos orixás
  • Saudação: Laroyê Exú!
  • Cores: vermelho e preto
  • Dia da semana: Segunda-feira
Ogum – O orixá da guerra, é também ferreiro
  • Saudação: Ogunhê
  • Cores: azul, verde
  • Dia da semana: Terça-feira
Oxóssi – O orixá da caça e rei das matas
  • Saudação: Okê arô!!
  • Cores: verde, azul
  • Dia da semana: Quinta-feira

Omolú orixá da medicina
Omolú orixá da medicina
Omolú/Obaluaiê – O orixá da medicina, deus da varíola

  • Saudação: Atotô!
  • Cores: marrom, cor palha
  • Dia da semana: Segunda-feira

Nanã Buruku – a mais velha dos orixás, primeira esposa de Oxalá, deusa da morte

  • Saudação: Saluba Nanã!
  • Cores: lilás, roxo
  • Dia da semana: Domingo

Oxumaré/Bessen – O orixá da riqueza representado pelo arco-íris e pela cobra

  • Saudação: Arroboboi Oxumarê!
  • Cores: amarelo e verde
  • Dia da semana: Terça-feira

Iansã - Orixá das tempestades
Iansã - Orixá das tempestades
Logunedé – O caçador filho de Oxum e Oxóssi

  • Saudação: Olorikim Logun!
  • Cores: amarelo e azul
  • Dia da semana: Quinta-feira

Iansã – Senhora dos ventos e tempestades

  • Saudação: Epahey Oyá!
  • Cores: marrom e vermelho
  • Dia da semana: Quarta-feira

Xangô – Senhor da justiça

  • Saudação: Kao Kabiesilê!
  • Cores: vermelho e branco, marrom e branco
  • Dia da semana: Quarta-feira

Oxum orixá da beleza e da maternidade
Oxum orixá da beleza e da maternidade
Oxum – Orixá do amor, da fertilidade e maternidade

  • Saudação: Ora yê yê ô!
  • Cores: amarelo
  • Dia da semana: Sábado

Iemanjá – Deusa do mar, segunda esposa de Oxalá

  • Saudação: Odò ìyá!
  • Cores: prata e branco
  • Dia da semana: Sábado

Ossaim – O orixá das plantas

  • Saudação: Ewê ô!
  • Cores: verde e branco com lista vermelha
  • Dia da semana: Quinta-feira

O orixá maior Oxalá
O orixá maior Oxalá
Obá – orixá dos ventos e redemoinhos

  • Saudação: Obá Xiré Yá!
  • Cores: rosa, coral
  • Dia da semana: Quarta-feira

Irokô – O orixá do tempo

  • Saudação: Iroko y Só! Eeró!
  • Cores: branco, cinza
  • Dia da semana: Terça-feira

Oxalá/Oxaguiã/Oxalufã – O orixá maior

  • Saudação: ÈPA BÀBÁ !
  • Cores: Branco
  • Dia da semana: Sexta-feira

sexta-feira, 1 de julho de 2011

UMA LENDA DE NANÃ


Nanã é um Orixá feminino de origem daomeana. Segundo as lendas, é a primeira esposa de Oxalá, tendo com ele três filhos:

Obaluaiê (Omulu), Oxumarê e Irôko, os dois últimos não cultuados na Umbanda tradicional.

Este grande Orixá, padroeiro da família, tem o domínio sobre as enchentes, as chuvas, bem como o lodo produzido por essas águas. Nanã, a mais velha Mãe D'água, Orixá mãe e avó é protetora dos homens e criaturas idosas.

No culto anterior à chegada de orixás iorubanos à região da atual Nigéria, teria Nanã um posto hierárquico semelhante ao de Oxalá ou até mesmo de Olurum (Zambi angolano). Nos cultos afro-brasileiros, Nanã é apresentada como Orixá indiscutivelmente feminino e associada sempre à maternidade.

É por isso, a mais velha divindade das águas, tendo associações tanto com a vida, como com a morte ou com posição reservada aos velhos em qualquer sociedade. O elemento primordial de Nanã é a lama, o lodo do fundo dos rios e dos mares.

É por extensão o Orixá dos pântanos, o ponto de contato da terra com as águas, a separação entre o que já existia (água) e o que foi libertado por mando de Zambi (a terra), sendo portanto sua criação simultânea à da criação do mundo.
 
FONTE: http://cethrio.vilabol.uol.com.br/modelos/arqs_orixas/arqs_orixas92.htm

Nanã Buruquê

A MAIS VELHA DIVINDADE DO PANTEÃO, ASSOCIADA ÀS ÁGUAS PARADAS, À LAMA DOS PÂNTANOS, AO LODO DO FUNDO DOS RIOS E DOS MARES. O ÚNICO ORIXÁ QUE NÃO RECONHECEU A SOBERANIA DE OGUM POR SER O DONO DOS METAIS. É TANTO REVERENCIADA COMO SENDO A DIVINDADE DA VIDA, COMO DA MORTE. SEU SÍMBOLO É O ÍBÍRI - UM FEIXE DE RAMOS DE FOLHA DE PALMEIRA COM A PONTA CURVADA E ENFEITADO COM BÚZIOS.


NANA É A CHUVA E A GAROA. O BANHO DE CHUVA É UMA LAVAGEM DO CORPO NO SEU ELEMENTO, UMA LIMPEZA DE GRANDE FORÇA, UMA HOMENAGEM A ESTE GRANDE ORIXÁ.

NANÃ BURUQUÊ REPRESENTA A JUNÇÃO DAQUILO QUE FOI CRIADO POR DEUS. ELA É O PONTO DE CONTATO DA TERRA COM AS ÁGUAS, A SEPARAÇÃO ENTRE O QUE JÁ EXISTIA, A ÁGUA DA TERRA POR MANDO DE DEUS, SENDO PORTANTO TAMBÉM SUA CRIAÇÃO SIMULTÂNEA A DA CRIAÇÃO DO MUNDO.

1. COM A JUNÇÃO DA ÁGUA E A TERRA SURGIU O BARRO.

2. O BARRO COM O SOPRO DIVINO REPRESENTA MOVIMENTO.

3. O MOVIMENTO ADQUIRE ESTRUTURA.

4. MOVIMENTO E ESTRUTURA SURGIU A CRIAÇÃO, O HOMEM.

PORTANTO, PARA ALGUNS, NANÃ É A DIVINDADE SUPREMA QUE JUNTO COM ZAMBI FEZ PARTE DA CRIAÇÃO, SENDO ELA RESPONSÁVEL PELO ELEMENTO BARRO, QUE DEU FORMA AO PRIMEIRO HOMEM E DE TODOS OS SERES VIVENTES DA TERRA, E DA CONTINUAÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA E TAMBÉM DA MORTE, PASSANDO POR UMA TRANSMUTAÇÃO PARA QUE SE TRANSFORME CONTINUAMENTE E NADA SE PERCA.

ESTA É UMA FIGURA MUITO CONTROVERTIDA DO PANTEÃO AFRICANO. ORA PERIGOSA E VINGATIVA, ORA PRATICAMENTE DESPROVIDA DE SEUS MAIORES PODERES, RELEGADA A UM SEGUNDO PLANO AMARGO E SOFRIDO, PRINCIPALMENTE RESSENTIDO.

ORIXÁ QUE TAMBÉM REGE A JUSTIÇA, NANÃ NÃO TOLERA TRAIÇÃO, INDISCRIÇÃO, NEM ROUBO. POR SER ORIXÁ MUITO DISCRETO E GOSTAR DE SE ESCONDER, SUAS FILHAS PODEM TER UM CARÁTER COMPLETAMENTE DIFERENTE DO DELA. POR EXEMPLO, NINGUÉM DESCONFIARÁ QUE UMA DENGOSA E VAIDOSA APARENTE FILHA DE OXUM SERIA UMA FILHA DE NANÃ "ESCONDIDA".

NANÃ FAZ O CAMINHO INVERSO DA MÃE DA ÁGUA DOCE. É ELA QUEM RECONDUZ AO TERRENO DO ASTRAL, AS ALMAS DOS QUE OXUM COLOCOU NO MUNDO REAL. É A DEUSA DO REINO DA MORTE, SUA GUARDIÃ, QUEM POSSIBILITA O ACESSO A ESSE TERRITÓRIO DO DESCONHECIDO.

A SENHORA DO REINO DA MORTE É, COMO ELEMENTO, A TERRA FOFA, QUE RECEBE OS CADÁVERES, OS ACALENTA E ESQUENTA, NUMA REPETIÇÃO DO VENTRE, DA VIDA INTRA-UTERINA.

MUITOS SÃO PORTANTO OS MISTÉRIOS QUE NANÃ ESCONDE, POIS NELA ENTRAM OS MORTOS E ATRAVÉS DELA SÃO MODIFICADOS PARA PODEREM NASCER NOVAMENTE. SÓ ATRAVÉS DA MORTE É QUE PODERÁ ACONTECER PARA CADA UM A NOVA ENCARNAÇÃO, PARA NOVO NASCIMENTO, A VIVÊNCIA DE UM NOVO DESTINO – E A RESPONSÁVEL POR ESSE PERÍODO É JUSTAMENTE NANÃ. ELA É CONSIDERADA PELAS COMUNIDADES DA UMBANDA E DO CANDOMBLÉ, COMO UMA FIGURA AUSTERA, JUSTICEIRA E ABSOLUTAMENTE INCAPAZ DE UMA BRINCADEIRA OU ENTÃO DE ALGUMA FORMA DE EXPLOSÃO EMOCIONAL. POR ISSO ESTÁ SEMPRE PRESENTE COMO TESTEMUNHA FIDEDIGNA DAS LENDAS. JURAR POR NANÃ, POR PARTE DE ALGUÉM DO CULTO, IMPLICA UM COMPROMISSO MUITO SÉRIO E INQUEBRANTÁVEL, POIS O ORIXÁ EXIGE DE SEUS FILHOS-DE-SANTO E DE QUEM A INVOCA EM GERAL SEMPRE A MESMA RELAÇÃO AUSTERA QUE MANTÉM COM O MUNDO.

NANÃ FORMA PAR COM OBALUAIÊ. E ENQUANTO ELA ATUA NA DECANTAÇÃO EMOCIONAL E NO ADORMECIMENTO DO ESPÍRITO QUE IRÁ ENCARNAR, ELE ATUA NA PASSAGEM DO PLANO ESPIRITUAL PARA O MATERIAL (ENCARNAÇÃO), O ENVOLVE EM UMA IRRADIAÇÃO ESPECIAL, QUE REDUZ O CORPO ENERGÉTICO AO TAMANHO DO FETO JÁ FORMADO DENTRO DO ÚTERO MATERNO ONDE ESTÁ SENDO GERADO, AO QUAL JÁ ESTÁ LIGADO DESDE QUE OCORREU A FECUNDAÇÃO.

ESTE MISTÉRIO DIVINO QUE REDUZ O ESPÍRITO, É REGIDO POR NOSSO AMADO PAI OBALUAIÊ, QUE É O "SENHOR DAS PASSAGENS" DE UM PLANO PARA OUTRO.

JÁ NOSSA AMADA MÃE NANÃ, ENVOLVE O ESPÍRITO QUE IRÁ REENCARNAR EM UMA IRRADIAÇÃO ÚNICA, QUE DILUI TODOS OS ACÚMULOS ENERGÉTICOS, ASSIM COMO ADORMECE SUA MEMÓRIA, PREPARANDO-O PARA UMA NOVA VIDA NA CARNE, ONDE NÃO SE LEMBRARÁ DE NADA DO QUE JÁ VIVENCIOU. É POR ISSO QUE NANÃ É ASSOCIADA À SENILIDADE, À VELHICE, QUE É QUANDO A PESSOA COMEÇA A SE ESQUECER DE MUITAS COISAS QUE VIVENCIOU NA SUA VIDA CARNAL.

PORTANTO, UM DOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DE NANÃ É A "MEMÓRIA" DOS SERES. E, SE OXÓSSI AGUÇA O RACIOCÍNIO, ELA ADORMECE OS CONHECIMENTOS DO ESPÍRITO PARA QUE ELES NÃO INTERFIRAM COM O DESTINO TRAÇADO PARA TODA UMA ENCARNAÇÃO.

EM OUTRA LINHA DA VIDA, ELA É ENCONTRADA NA MENOPAUSA. NO INICIO DESTA LINHA ESTÁ OXUM ESTIMULANDO A SEXUALIDADE FEMININA; NO MEIO ESTÁ YEMANJÁ, ESTIMULANDO A MATERNIDADE; E NO FIM ESTÁ NANÃ, PARALISANDO TANTO A SEXUALIDADE QUANTO A GERAÇÃO DE FILHOS.

ESTA GRANDE ORIXÁ, MÃE E AVÓ, É PROTETORA DOS HOMENS E CRIATURAS IDOSAS, PADROEIRA DA FAMÍLIA, TEM O DOMÍNIO SOBRE AS ENCHENTES, AS CHUVAS, BEM COMO O LODO PRODUZIDO POR ESSAS ÁGUAS.



ORIGEM



NANÃ, É UM ORIXÁ FEMININO DE ORIGEM DAOMEANA, QUE FOI INCORPORADO HÁ SÉCULOS PELA MITOLOGIA IORUBÁ, QUANDO O POVO NAGÔ CONQUISTOU O POVO DO DAOMÉ (ATUAL REPUBLICA DO BENIN) , ASSIMILANDO SUA CULTURA E INCORPORANDO ALGUNS ORIXÁS DOS DOMINADOS À SUA MITOLOGIA JÁ ESTABELECIDA.

RESUMINDO ESSE PROCESSO CULTURAL, OXALÁ (MITO IORUBA OU NAGÔ) CONTINUA SENDO O PAI E QUASE TODOS OS ORIXÁS. IEMANJÁ (MITO IGUALMENTE IORUBA) É A MÃE DE SEUS FILHOS (NAGÔ) E NANÃ (MITO JEJE) ASSUME A FIGURA DE MÃE DOS FILHOS DAOMEANOS, NUNCA SE QUESTIONANDO A PATERNIDADE DE OXALÁ SOBRE ESTES TAMBÉM, PATERNIDADE ESSA QUE NÃO É ORIGINAL DA CRIAÇÃO DAS PRIMEIRAS LENDAS DO DAOMÉ, ONDE OXALÁ OBVIAMENTE NÃO EXISTIA. OS MITOS DAOMEANOS ERAM MAIS ANTIGOS QUE OS NAGÔS (VINHAM DE UMA CULTURA ANCESTRAL QUE SE MOSTRA ANTERIOR À DESCOBERTA DO FOGO). TENTOU-SE, ENTÃO, ACERTAR ESSA CRONOLOGIA COM A COLOCAÇÃO DE NANÃ E O NASCIMENTO DE SEUS FILHOS, COMO FATOS ANTERIORES AO ENCONTRO DE OXALÁ E IEMANJÁ.



ATRIBUIÇÕES

A ORIXÁ NANÃ REGE SOBRE A MATURIDADE E SEU CAMPO PREFERENCIAL DE ATUAÇÃO É O RACIONAL DOS SERES. ATUA DECANTANDO OS SERES EMOCIONADOS E PREPARANDO-OS PARA UMA NOVA "VIDA", JÁ MAIS EQUILIBRADA .



AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE NANÃ



UMA PESSOA QUE TENHA NANÃ COMO ORIXÁ DE CABEÇA, PODE LEVAR EM CONTA PRINCIPALMENTE A FIGURA DA AVÓ: CARINHOSA ÀS VEZES ATÉ EM EXCESSO, LEVANDO O CONCEITO DE MÃE AO EXAGERO, MAS TAMBÉM RANZINZA, PREOCUPADA COM DETALHES, COM FORTE TENDÊNCIA A SAIR CENSURANDO OS OUTROS. NÃO TEM MUITO SENSO DE HUMOR, O QUE A FAZ VALORIZAR DEMAIS PEQUENOS INCIDENTES E TRANSFORMAR PEQUENOS PROBLEMAS EM GRANDES DRAMAS. AO MESMO TEMPO, TEM UMA GRANDE CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DO SER HUMANO, COMO SE FOSSE MUITO MAIS VELHA DO QUE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. POR CAUSA DESSE FATOR, O PERDÃO AOS QUE ERRAM E O CONSOLO PARA QUEM ESTÁ SOFRENDO É UMA HABILIDADE NATURAL. NANÃ, ATRAVÉS DE SEUS FILHOS-DE-SANTO, VIVE VOLTADA PARA A COMUNIDADE, SEMPRE TENTANDO REALIZAR AS VONTADES E NECESSIDADES DOS OUTROS.

ÀS VEZES PORÉM, EXIGE ATENÇÃO E RESPEITO QUE JULGA DEVIDO MAS NÃO OBTIDO DOS QUE A CERCAM. NÃO CONSEGUE ENTENDER COMO AS PESSOAS COMETEM CERTOS ENGANOS TRIVIAIS, COMO OPTAM POR CERTAS SAÍDAS QUE PARA UM FILHO DE NANÃ SÃO EVIDENTEMENTE INADEQUADAS. É O TIPO DE PESSOA QUE NÃO CONSEGUE COMPREENDER DIREITO AS OPINIÕES ALHEIAS, NEM ACEITAR QUE NEM TODOS PENSEM DA MESMA FORMA QUE ELA.

SUAS REAÇÕES BEM EQUILIBRADAS E A PERTINÊNCIA DAS DECISÕES, MANTÉM-NAS SEMPRE NO CAMINHO DA SABEDORIA E DA JUSTIÇA.

TODOS ESSES DADOS INDICAM TAMBÉM SEREM OS FILHOS DE NANÃ, UM POUCO MAIS CONSERVADORES QUE O RESTANTE DA SOCIEDADE, DESEJAREM A VOLTA DE SITUAÇÕES DO PASSADO, MODOS DE VIDA QUE JÁ SE FORAM. QUEREM UM MUNDO PREVISÍVEL, ESTÁVEL OU ATÉ VOLTANDO PARA TRÁS: SÃO AQUELES QUE RECLAMAM DAS VIAGENS ESPACIAIS, DOS NOVOS COSTUMES, DA NOVA MORALIDADE, ETC.

QUANTO À DADOS FÍSICOS, SÃO PESSOAS QUE ENVELHECEM RAPIDAMENTE, APARENTANDO MAIS IDADE DO QUE REALMENTE TÊM.

OS FILHOS DE NANÃ SÃO CALMOS E BENEVOLENTES, AGINDO SEMPRE COM DIGNIDADE E GENTILEZA. SÃO PESSOAS LENTAS NO EXERCÍCIO DE SEUS AFAZERES, JULGANDO HAVER TEMPO PARA TUDO, COMO SE O DIA FOSSE DURAR UMA ETERNIDADE. MUITO AFEIÇOADAS ÀS CRIANÇAS, EDUCAM-NAS COM TERNURA E EXCESSO DE MANSIDÃO, POSSUINDO TENDÊNCIA A SE COMPORTAR COM A INDULGÊNCIA DAS AVÓS. SUAS REAÇÕES BEM EQUILIBRADAS E A PERTINÊNCIA DE SUAS DECISÕES MANTÊM-NAS SEMPRE NO CAMINHO DA SABEDORIA E DA JUSTIÇA, COM SEGURANÇA E MAJESTADE.

O TIPO PSICOLÓGICO DOS FILHOS DE NANÃ À INTROVERTIDO E CALMO. SEU TEMPERAMENTO É SEVERO E AUSTERO. RABUGENTO, É MAIS TEMIDO DO QUE AMADO. POUCO FEMININA, NÃO TEM MAIORES ATRATIVOS E À MUITO AFASTADA DA SEXUALIDADE. POR MEDO DE AMAR E DE SER ABANDONADA E SOFRER, ELA DEDICA SUA VIDA AO TRABALHO, À VOCAÇÃO, À AMBIÇÃO SOCIAL