quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Preto Velho senta no tronco, faz o sinal da cruz
Vou pedir licença à Zambi para os filhos de Jesus (bis)
Lá na Banda dos Pretos Velhos, onde os filhos são de fé
Se não fosse o Preto Velho eu não podia trabalhar. (bis)
____________________________________
Fui fazer minha cabeça, fui buscar meu patuá
Lá no sertão da Bahia no terreiro de Oxalá
Eu sou filho de Umbanda, batizado em riachão
Onde fiz minha cabeça, na Tenda de Pai João.
Pego a pemba, ponho a guia, bato a cabeça no chão
Firmo um ponto de Umbanda, prá implorar proteção (bis)
____________________________________
O Preto Velho quando estava na senzala,
Usava sua bengala “ prá modi “ se levantar
O Preto Velho agora fica sentado
Com a cruz sempre ao seu lado para os filhos ajudar
E na aruanda e na aruanda o Preto Velho continua a rezar (bis).
____________________________________
Preta Velha tem sete saia na última saia tem mironga
Vovó veio de Angola prá saudar filhos de Umbanda (bis)
Com seu patuá e a figa de guiné
Vovó veio de Angola prá saudar filhos de fé (bis).
____________________________________
É preto, é preto , o Cambinda
Todo mundo é preto, o Cambinda
Na terra dos pretos, o Cambinda
O Pai Tomás é preto, o Cambinda.
Pai Joaquim quando vem de Angola
De Angola batendo tambor (bis)
Bate tambor lá na Angola, bate tambor (bis)
___________________________________
Mas que negra faceira, que eu vejo no terreiro (bis)
Tem saia rodada, tem brinco de argola e colar de contas (bis)
Mas que negra faceira, que negra faceira
É Rita Benedita rainha do cativeiro.(bis)
___________________________________
Chamei a vovó Conga
Veio a vovó Maria (bis)
Sua terra é muito longe
Sua mironga é na Bahia.
___________________________________
Saravá Preto Velho agora
O saravá ele vem de Angola (bis)
Pai Joaquim que chegou neste gongá
Firma ponto no terreiro
Ele vem descarregar (bis).
___________________________________
Batucou no terreiro
Batucou no sertão
Batucou na senzala
O saravá, Pai Serapirião.
___________________________________
A meia noite, fui fazer uma obrigação
No portão do Cemitério, era para o Pai João.
Eu nunca vi um santo fazer macumba
Encontrei o Pai João em cima de uma catatumba (bis).
___________________________________
Eu rezei um Pai Nosso
No Rosario de Maria
Quando aqui na terra e noite
La no ceu parece dia
Mas eram as Almas
Mas eram as Almas
Mas eram as Almas no Rosario de Maria
____________________________________
Lá vem mamãe Maria do Gantoá
Ela é Preta Velha baiana
E vem na Umbanda para trabalhar.
___________________________________
ALMAS
Abra a porta do céu São Pedro
E deixa as almas trabalharem (bis)
Ó Virgem Imaculada Nossa Senhora da Conceição (bis)
Está chovendo fé, onde nasceu Jesus (bis)
Ó Virgem Imaculada Nossa Senhora da Conceição (bis)
___________________________________
Eu estava dormindo na porteira do gongá (bis)
Quem tem inimigo não dorme, acorda prá trabalhar (bis)
Ó meu Pai Miguel, do meu gangirá
Quem tem inimigo não dorme, acorda prá trabalhar.
___________________________________
Minhas almas santas benditas auê,
Me abre a porta da céu ai, ai.
Ó minhas almas de aruanda auê
Só vocês podem me valer
O segura o touro minhas almas, amarra no moiro (bis).
___________________________________
Lá no cruzeiro das almas, onde os Pretos Velhos vão rezar (bis)
As almas choram de alegria quando os filhos se combinam
Também choram de tristeza quando não quer combinar (bis)
_____________________________________
As almas dá, as almas dá
As almas dá para quem sabe aproveitar
Eu pedi as santas Almas que viessem me valer
Eu pedi as santas Almas que viessem me ajudar.
_____________________________________
Quem caminha com as almas, caminha devagarinho (bis)
É devagar, é devagarinho
Quem caminha com as almas não se perde no caminho (bis)
_____________________________________
Preto Velho passou na ponte
A ponte tremeu
E debaixo da ponte
As Almas gemeu
Velho passou na ponte
A ponte tremeu
E debaixo da ponte
As almas gemeu
O me valhei-me as Almas
As Almas de Sao Cipriano
O me valhei-me as Almas
__________________________________
Eu andava perambulando
Sem ter nada pra comer
Foi pedir as Santa Almas Para vir me socorrer
Eu andava perambulando
Sem ter nada pra comer Foi pedir as Santa Almas
Para vir me socorrer
Foram as Almas que me ajudou
Foram as Almas que me ajudou
Meu Divino Espirito Santo
Viva Deus Nosso Senhor
Foram as Almas que me ajudou
Foram as Almas que me ajudou
Meu Divino Espirito Santo
Viva Deus Nosso Senhor
______________________________________
Valei-me meu Sao Jorge, orei.
Pegai a vossa espada vem nos defender
Valei-me, meu pai
Maior do que DEUS nao ha
Valei-me, meu pai
Maior do que DEUS nao ha
__________________________________
Eu rezei um Pai Nosso
No Rosario de Maria
Quando aqui na terra e noite
La no ceu parece dia
Mas eram as Almas
Mas eram as Almas
Mas eram as Almas no Rosario de Maria
__________________________________
PONTO DE SUBIDA
Ele vai embora, porque Zambi mandou chamar
Vai para sua aldeia pedir forças pra Iemanjá
Pai Tomás já vai embora preparar suas mirongas
Pra ajudar filhos de Umbanda.
____________________________________
Ogam bate forte o atabaque (bis)
O batuque da África faz seu coração se alegrar
Rita Benedita vai ao ló até a Umbanda chamar.
____________________________________
Preto Velho tem tanta cangira
Que Oxosse das matas mandou lhe chamar (bis)
Quero ver negro correr
Quero ver dona Sinhá (bis)
____________________________________
Lá vai Preto Velho subindo pro céu (bis)
Coberto de glória, coberto de véu (bis)
O devagar, devagarinho ele já vai ao ló (bis)
____________________________________
Vamo simbora mizi fio, vamo simbora.
Vamo simbora que Zambi mandou chamar
A sua terra mizi fio é muito longe
É muito longe, mas Jesus passou por lá.
_____________________________________
Preto Velho vai embora
Preto Velho vai orar
Debaixo de uma mangueira
Preto Velho vai descansar.
_____________________________________
Preto Velho vai embora
Seus filhos de fé choram
Aruanda está chamando
Preto Velho não demora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário